terça-feira, 3 de novembro de 2009

Educação a Distância

*Uátia Tânia Viana Carvalho Moretto
Este é um método de ensino que surgiu há séculos, com o objetivo de amenizar as dificuldades causadas pelo espaço entre o ensino e quem dele necessitava, e que vem ganhando cada vez mais espaço em nossos dias. Nesta modalidade de ensino é possível levar o conhecimento a um grande número de pessoas com eficiência e praticidade, no entanto, com muita dedicação e compromisso, daqueles que estão responsáveis pelo ensino e também do aluno.
Ivônio Nunes Barros fala sobre as exigências das transformações e mudanças em nossos dias, requisitando ações que vão além das “fronteiras da educação formal”, para a formação de indivíduos que saibam tomar decisões independentes e autônomas. Ele comenta também sobre os múltiplos papéis que a educação a distância pode desempenhar no campo da educação informal e formal. Segundo Nunes, a educação a distância pode contribuir para a organização e desenvolvimento de uma mentalidade crítica em relação às inúmeras informações transmitidas ao público pela mídia.
Otto Peters (2004) comenta que a educação a distância tem passado por um processo evolutivo, marcada atualmente pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, o que provocou conseqüentemente mudanças no processo de ensino-aprendizagem, e o professor deve atuar ativamente nesta mudança. Muitas vezes as tecnologias têm sido utilizadas apenas como um meio lucrativo, portanto, deve entrar aí o professor como um mediador, orientando seus alunos e conduzindo-lhes ao aprendizado que necessitam.
Quando se trata de educação a distância deve-se rever os conceitos de ensino tradicionais e atentar para as mudanças que temos falado, o que implicou também em uma nova didática de ensino. A começar pelos objetivos, segundo Otto Peters (2004) estes não são definidos previamente na educação à distância, deve-se dar liberdade ao aluno para que ele os descubra e modifique, se necessário, durante o aprendizado. Devido à grande quantidade de informações a que o aluno se depara num ambiente informatizado não existe um “progresso linear no aprendizado”, o aluno deve descobrir o seu próprio caminho para o aprendizado. Não basta esperar ou se acomodar ao que o tutor ou professor irá direcionar-lhe, ou seja, o aluno deve ser autônomo em sua busca pelo saber.
Peters afirma que no novo paradigma de educação o processo de ensino e aprendizagem deve ser “aberto, centrado no aluno, baseado no resultado, interativo, participativo, flexível, quanto ao currículo, às estratégias de aprendizado”, o estudante é quem passa a dominá-lo. Desta forma, os alunos são os responsáveis por seu próprio aprendizado, organização e auto-avaliação, pois, o professor que o auxiliará neste processo estará presente durante poucos momentos.
As funções do professor neste contexto, segundo Otto Peters, são principalmente voltadas ao apoio e supervisão dos alunos propiciando ambientes estimulantes onde os alunos debaterão ativamente com outros estudantes trocando informações, reformulando e aprofundando seus conhecimentos, proporcionando também aos alunos “aulas particulares virtuais, trabalhos em grupo virtual, seminários virtuais”. Deve-se proporcionar ao aluno o máximo possível de oportunidades de aprendizado, já que a separação física e temporal do processo de ensino e aprendizagem é um desafio a ser vencido, como afirma Nunes.
Nunes comenta sobre a possibilidade da utilização da educação à distância “como forma complementar de educação, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na permanente tomada de consciência dos profissionais sobre os avanços promovidos em suas áreas específicas e, principalmente gerando processos continuados de acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade a milhões de cidadãos”, porém, aponta alguns problemas que impediram o processo e a massificação da modalidade de educação a distância no Brasil, tais como a falta de preparação para o seguimento dos projetos, falta de critérios para sua avaliação, descontinuidade dos programas sem prestação de contas, inexistência de estruturas institucionalizadas para a gerência de tais projetos, projetos pouco relacionados às necessidades reais do país e desconhecimento das exigências da educação a distância.
O campo de utilização da educação à distância é muito vasto e, é um recurso muito importante devido a sua capacidade de abrangência, porém, não sendo bem dirigido e organizado não haverá o aproveitamento que se espera. Devido às barreiras impostas pela distância a exigência de dedicação e busca torna-se maior. O professor ou orientador deve principalmente ensinar o aluno a tornar-se autônomo em sua busca pelo conhecimento, pois o professor estará ausente, mas, além disso, deve propiciar momentos e situações que levem o aluno a superar os limites e as lacunas causadas pela distância.
*Acadêmica do 8° período de Pedagogia.
Artigo acadêmico escrito em setembro de 2009.

10 comentários:

Osvaldo da Silva disse...

Cara Uátia,
Excelente sua abordagem sobre a Educação a Distância principalmente quando destaca a necessidade de revisão de conceitos e ampliação de possibilidades didáticas. Alexandre Thomas Vieira (2003), ao discorrer sobre as Bases para a construção de uma nova organização escolar coloca que o conhecimento passou a ser a mola propulsora da sociedade moderna e o acesso à informação deixou de estar limitado ao professor ou à escolas passando a requerer a construção de um conhecimento para se bem saber acessar e utilizar dependendo para isto, de uma aprendizagem dinâmica e de processos de resolução de problemas e não somente de conteúdos fechados e acabados.
Parabéns pela abordagem. Seu artigo ficou muito bom.

Lívia Matoso disse...

Uatia, quando você ciat Otto Peters (2004) comentando que a educação a distância tem passado por um processo evolutivo, marcada atualmente pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, o que provocou conseqüentementes mudanças no processo de ensino-aprendizagem, e que o professor deve atuar ativamente nesta mudança, percebe-se que, de fato, a Ead trás uma mudança não só tecnologica mas também metodológica. Os professores terão que ser, no futuro, muito mais dinâmicos e principalmente, ser um estudioso e pesquisador, por isso defendo a educação continuada de qualidade e é claro um salário muito melhor para todos os professores do Brasil!!

conceiçao disse...

Olá Uatia , muito bom seu artigo, de fato há a necessidade de bons profissionais, conscientes de que houve uma mudança dentro do campo educacional e que exerçam seu papel de forma competente.Que estejam cientes de que a educação a distancia é uma realidade irreversivel, em constante evolução principalmente tecnologica, mas não devemos nós esquecer que por trás disso tudo esta o humano que por sua vez deverá ser dinamico e atuante.

Anônimo disse...

Olá Uátia!
Quando você diz:
"O professor ou orientador deve principalmente ensinar o aluno a tornar-se autônomo em sua busca pelo conhecimento" concordo plenamente, e acredito que a EAD exige que o aluno seja autônomo, então mesmo que o professor ou instrutor não promova, automaticamente o aluno já sai do ensino, uma pessoa mais autônoma e decidida!!!

Juciane disse...

Olá Uátia!
Quando você diz:
"O professor ou orientador deve principalmente ensinar o aluno a tornar-se autônomo em sua busca pelo conhecimento" concordo plenamente, e acredito que a EAD exige que o aluno seja autônomo, então mesmo que o professor ou instrutor não promova, automaticamente o aluno já sai do ensino, uma pessoa mais autônoma e decidida!!!

Marta Cristiana disse...

Isso mesmo, o aluno nunca pode se acomodar e esperar somente pelo professor ou pelo tutor o conhecimento, mas ele dever ser autônomo, para buscar novos conhecimentos. Ele deve encontrar o próprio caminho para o aprendizado e utilizar os recursos tecnologicos disponiveis para um melhor resultado.

Anônimo disse...

O conhecimento é a mola propulsora da sociedade moderna. Com essa idéia em mente, a sociedade iniciou uma corrida para a aquisição do conhecimento. E heis que surge a EaD, no momento certo, para atender a essa necessidade do ser humano, que passou a se deslanchar com a evolução da informática. Cabe ao aluno essa autonomia para a aprendizagem.

Jandira Lima da Silva disse...

O conhecimento é a mola propulsora da sociedade moderna. Com essa idéia em mente, a sociedade iniciou uma corrida para a aquisição do conhecimento. E heis que surge a EaD, no momento certo, para atender a essa necessidade do ser humano, que passou a se deslanchar com a evolução da informática. Cabe ao aluno essa autonomia para a aprendizagem.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Oi Uátia, gostei da sua abordagem, penso que tanto o ensino a distancia quanto o presencial estão em constante evolução, apesar de analisar nos trabalho postados que o EaD com u suo das tecnologias caminha mais rápido que o presencial. Parabéns.

Márcia Regina

Unknown disse...

Muito bom!!
O aluno deve ser autônomo
sim...buscar novos conhecimentos, nunca se acomodar, deve sim evoluir e tornar-se uma pessoa
instruída, dinâmica e atuante na sociedade.
Abraço
Jandira Rossi da Silva