terça-feira, 10 de novembro de 2009

NOVAS QUESTÕES QUE A EDUCAÇÃO ON-LINE TRAZ PARA A DIDÁTICA




POR

Juciane Martins
Leila Melo de Carvalho
Osvaldo Silva


INTRODUÇÃO

Sabe-se que hoje, muitas são as formas de adquirir conhecimentos e isso se dá, também, pelos avanços tecnológicos. A partir de tantas inovações, surge a necessidade de aprimorar o processo de ensino no mundo e desde muito tempo começam a surgir os meios de comunicação voltados para atender a educação, porém, somente nos últimos tempos, é que passam a fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, o que chamamos de EAD, Educação à Distância. Timidamente esse veículo de ensino começou a ganhar grande espaço nas Universidades por meio virtual. Hoje, a EAD atende aos diversos públicos, que buscam graduações, pós-graduações e outras, de forma que esses são atraídos pela praticidade, a acessibilidade, e também a garantia de um estudo de qualidade. Porém, diante a tanta facilidade, encontra-se, na EAD alguns pontos negativos, por conta de alguns meios educacionais que não se atém ao objetivo de ser uma instituição, de fato, de excelência, assim como se espera das instituições totalmente presenciais.
Portanto, este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas questões sobre a presença da Educação à Distância em nossa sociedade, como paralelo a educação presencial, as didáticas utilizadas em ambos os casos, e também suas funções positivas e negativas, dentro das inovações educacionais, provenientes dos avanços tecnológicos.


NOVAS QUESTÕES QUE A EDUCAÇÃO ON-LINE TRAZ PARA A DIDÁTICA

Com as novas questões, referente ao avanço das novas tecnologias e as práticas educacionais que nos colocam tanto na educação presencial quanto a distância, faz-se necessário analisar cuidadosamente o ensino aprendizagem ao qual nos encontramos hoje.
Como é citado no texto, hoje no Brasil, existem diversos cursos on-line de diferentes seguimentos. Alguns visam somente o lucro, massificando o acesso ao conhecimento, outros procuram qualificar e ampliar o aprendizado de seus educandos.
Não é fácil definir uma única forma de metodologia, pois para cada curso existe uma adequação nova e diferente. Dentro de cada modalidade de ensino, se transfere algumas concepções pedagógicas de aulas presenciais. Assim como no ensino presencial, também existem professores centralizadores. Porém, existem outras que reforçam o papel do aluno como transformador do seu próprio meio.
É importante que cada curso tenha sua própria identidade e que seu professor seja responsável para que seu grupo construa o conhecimento participativo e flexível na nova sociedade.
Com as novas tecnologias, ferramenta que auxilia o ensino a atingir diferentes locais do Brasil e do mundo, o professor pode fazer uma avaliação rápida e tirar dúvidas instantaneamente dos alunos.
Este tipo de educação oferecida pela EAD contribui também para o ensino presencial. Várias universidades estão iniciando uma flexibilização de aulas presenciais com atividades virtuais.
Já se caminha para algumas formas de organização no processo de ensino aprendizagem, onde se busca novos modelos que estejam de acordo com a necessidade de aprender continuamente.
Uma nova pedagogia de comunicação e gestão do presencial e do virtual precisa ser experimentada pelas universidades e organizações educacionais.
O professor on-line, precisa está capacitado para trabalhar com as novas tecnologias que cada vez estão mais sofisticadas. Não poderá acomodar-se em momento algum, para que quando surjam novas dúvidas, ele possa estar apto a respondê-las e a desenvolver novas propostas pedagógicas para diferentes situações de aprendizagem.
A Educação a Distância não é um curso oferecido pela internet com o objetivo de meramente “formar” ou “dar” certificados. Ela age como uma promulgadora de possibilidades. Através da EAD, são oferecidas palestras e videoconferências, nos quais ajudam a dinamizar a questão do ensino.
O aluno tem que assumir seu papel de verdadeiro educando que busca aperfeiçoamento intelectual e educacional.
As dificuldades existentes na aceitação da educação on-line, são de principal cunho na questão do aprender “indo” a sala de aula. E isto está entrelaçado com as raízes do ensino presencial. Por isso se exige inovação freqüente.
Tanto os professores quanto os alunos percebem que, a metodologia muito utilizada no ensino presencial, nem sempre tem suprido todas as necessidades educacionais.
É perceptível que a motivação tem que estar presente em todo o processo educativo, até mesmo diante às dificuldades encontradas nos dois âmbitos de educação.
Sabe-se que é visível a dificuldade de aceitação da EAD, no entanto, não se pode deixar de considerar que a Educação a Distância apresenta-se como uma alternativa viável de ensino que não pretende rivalizar com a educação presencial e muito menos substituí-la. A EAD, apesar disso, ainda é pouco explorada e uma das causas desse preconceito vem do seu surgimento ligado a qualificação de mão de obra.
Muitas vezes nos esquecemos que Educação a Distância significa, antes de tudo, educação. Assim sendo é oportuno que também se pense nela como processo de formação humana com toda a complexidade que isso implica. Junte-se a isso a importância dessa modalidade de ensino como direito a educação de todo cidadão.
Nesta modalidade de ensino há pontos positivos a destacar: a flexibilidade pelo qual alunos e professores se envolvem em situações de ensino e aprendizagem; os espaços e tempos compartilhados assíncrona e/ou sincronamente por meio da mediação proporcionada por diferentes tecnologias, especialmente pelas tecnologias digitais, mas também há alguns problemas, dentre eles o desafio para diminuir distâncias.
Apesar de existirem diversos suportes que atendem às necessidades educativas das novas tecnologias de informação e comunicação, há muito para ser mudar e fazer ainda. Da mesma maneira que em um curso presencial, na EAD há professores que escrevem para seus alunos, documentos tais como guias de estudo e de atividades, selecionam textos, bibliografias, planejam atividades em grupos ou individuais. O que vai diferenciar as duas modalidades de ensino é a qualidade do projeto apresentado. Em ambos os casos pode-se ter projetos de excelente qualidade ou o oposto por completo.
Quando falamos em qualidade queremos dizer que a qualidade de um projeto para EAD passa pelos predicados dos materiais produzidos e apresentados, por uma relação efetiva entre docentes e discentes, que não só respondem às perguntas formuladas, mas principalmente estimula que elas sejam feitas.
Nesse espaço idealizado para a EAD, o professor tem um espaço fundamental, e ganha ainda maior importância ao abandonar o papel de transmissor e verificador de conteúdos para desempenhar um papel de criador de situações de aprendizagem significativas e adequadas ao público de alunos, mobilizando-os para situações de aprendizagem que promovam a interação e resultem em aprendizagem.
Preparar os materiais didáticos, selecionar os conteúdos que serão tratados, atualizar os conteúdos adequando-os à época, conhecer seus alunos e avaliá-los na perspectiva de uma avaliação mediadora e não excludente, com vistas a atender individualmente os alunos que necessitam desse atendimento, verificar continuamente a eficácia do seu planejamento e fazer os ajustes necessários, estimular a troca no grupo de alunos, propor discussões, requerer e apresentar soluções para os problemas que surgem durante a realização do projeto são algumas das funções esperadas de um professor, quer seja para a modalidade presencial quer seja para a EAD.
Dessa maneira podemos afirmar que os fatores determinantes do valor da EAD são a qualidade do projeto pedagógico, a concepção de ensino aprendizagem adotada, a apresentação de objetivos adequados à proposta, a pertinência e atualidade dos conteúdos, a liberdade para buscar informações, a possibilidade de colocar e discutir problemas, as estratégias didáticas e a relação dialógica entre os participantes do grupo. Busca-se tudo isso e mais um pouco, pois a educação não deixa de evoluir e precisa-se unir aos meios que, indiscutivelmente, possam possibilitar essa evolução.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Partindo do princípio de que todos são chamados a formar-se ou especializar-se em algo que possibilite um futuro promissor, é importante perceber que tem-se muitas ferramentas educacionais prontas para atender a todos e propiciar o melhor em qualidade, dinamismo e excelência, uma delas é a Educação a Distância.
A principal meta da EAD é alcançar a todos pelo meio virtual, favorecendo a um público ainda maior, do que já é alcançado pela educação presencial, não para disputar, mas para propiciar a facilidade de poder ampliar ao estudos sem sair de casa, utilizando a didática de que o aluno é o protagonista e autônomo no processo de ensino-aprendizagem, e ainda mais, ter acesso aos diversos cursos oferecidos no Brasil todo com alcance nacional, com a garantia de benefício em todos os âmbitos esperados pela modalidade virtual.
Contudo, assim como tudo aquilo que é novo, a EAD tem encontrado alguns obstáculos de aceitação, nos quais incluem a falta de credibilidade, muitas instituições utilizam dessa ferramenta para adquirir somente fundos e não cumprem com objetivo final, muitas pessoas estão ligadas ainda ao modelo presencial, no qual possui um professor como intermediador de conhecimento, e outras situações, tem impossibilitado um avanço ainda mais rápido.
Sendo assim, acredita-se que, é preciso unir forças que possam desmistificar alguns desses conceitos errôneos sobre a Educação a Distância e principalmente tentar eliminar as instituições que agem com desprezo ao real objetivo que é levar a melhor opção de educação, acertando naquilo que é proposto e ampliando os conhecimentos que nos levam a viver aquilo que é apelo no mundo atual que se resume em inovação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BELLONI, Maria. L. Educação a distância. Campinas: Autores associados, 2001.

Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a prática. PUC Minas Virtual, 2003.

Educação online, teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo, Loyola, 2003.

9 comentários:

Wesley Grudtner Martins disse...

E aí amigão Osvaldo e nobres amiguinhas!!!!!!!!

O trabalho de vcs ficou excelente, é isso aí, muito intesessante a colocação de vcs que diz: "Tanto os professores quanto os alunos percebem que, a metodologia muito utilizada no ensino presencial, nem sempre tem suprido todas as necessidades educacionais.
É perceptível que a motivação tem que estar presente em todo o processo educativo, até mesmo diante às dificuldades encontradas nos dois âmbitos de educação".
Valeu pessoal.
Um grande abraço a vocês e até qualquer dia.

Sõnia Leite Silva disse...

Caros colegas

A educação a distância têm o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes,habilitando-os para enfrentar o mercado de trabalho.Concordo quando vocês dizem que no Brasil existem diversos cursos online e alguns visam somente o lucro.
Sendo assim, acredita-se que, é preciso unir forças que possam desmistificar alguns desses conceitos errôneos sobre a Educação a Distância e principalmente tentar eliminar as instituições que agem com desprezo ao real objetivo que é levar a melhor opção de educação.
Sucesso a vocês.
abraços
Sônia Leite

ELIANE CONCEIÇÃO disse...

NÓS DO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UNIR SENTIMOS NA PELE QUE NEM SEMPRE O ENSINO PRESENCIAL É INTERRESSANTE É ESTIMULANTE, INFELIZMENTE EM ALGUMAS DAS DISCIPLINAS SE OBSERVOU O CONTRÁRIO. POR ISSO A MINHA POSIÇÃO FAVORÁVEL A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL.

Jaqueline Matos disse...

Olá Juciane, Leila e Osvaldo!

Concordo com vocês quando dizem que "o professor on-line, precisa está capacitado para trabalhar com as novas tecnologias que cada vez estão mais sofisticadas. Não poderá acomodar-se em momento algum, para que quando surjam novas dúvidas, ele possa estar apto a respondê-las e a desenvolver novas propostas pedagógicas para diferentes situações de aprendizagem."
Na EaD é imprescindível que os educadores saibam lidar com as novas tecnologias, não existe meio termo ou enrolação.

Um forte abraços!

Marta Cristiana disse...

oi colegas,
Realmente o professor ou o tutor do EAD, precisa ser uma pessoa capaz de estimular e motivar os alunos para o desejo pelo conhecimento. Assim como no presencial. A colega Eliane Conceição colocou muito bem, quando disse que alguns professores deixam a desejar no nosso curso que é presencial.
Acredito que no EAD, o professor deve ser muito mais estimulador e motivador. Portanto deve ser um profissional preparado e qualificado para esse trabalho.
Existem instituições sérias, cabe aos alunos se informarem, para estudarem em lugar que leva e educação a sério.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Otimo trabalho, o ensino a distancia é uma realidade e acredito que as instituções que oferecem este tipo de educação estão cada dia mais preocupados em estimular e motivar os alunos que optam por esse tipo de ensino.
Parabéns.

Márcia Regina

Jandira Lima da Silva disse...

Só é possível uma educação de qualidade quando há motivação de ambas as partes.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

O ENSINO PRESENCIAL AS VEZES DEIXA MUITO A DESEJAR. FALAMOS QUE A INTERAÇÃO SOCIAL É IMPOTANTE PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO, MAS SO A INTERAÇÃO SOCIAL NA FAZ O PAPEL SOZINHA NA EDUCAÇÃO, É PRECISO POR PARTE DOS DOCENTES TAMBEM AGIR.

PARABÉNS.

VIVIANE 8º PERIODO

radfordlabat disse...

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