terça-feira, 10 de novembro de 2009

OS MODELOS EDUCACIONAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EAD
















POR:
ANA MARIA CLEMENTE
JONATAS DUARTE
MARIA JOSÉ DE CASTRO

INTRODUÇÃO

O conceito de Educação a Distância tem aumentado nos últimos anos. A conexão em rede está proporcionando ao aluno um contato maior com diversos programas de interação e conhecimento, entretanto são inúmeros grupos conectados formando uma plataforma de estudos on-line, pesquisando, debatendo e interagindo com colegas, trocando informações em um ambiente informal recheado de motivação. Este modelo educacional demonstra que o aluno não está no vazio, ou seja, sozinho, mas que por meio da EAD em rede se encontra ligado com diversos grupos de estudos, sendo que a internet oferece essa flexibilidade. Com este trabalho queremos levar ao conhecimento do leitor um pouco sobre o funcionamento da EAD (Educação a Distância). O caminho percorrido pela EAD proporcionou hoje a sua conexão em vários locais do mundo. São recursos oferecidos pela internet que dá ao aluno a facilidade de comunicação virtual, chats e outros. Para tanto, ao conectar o aluno ficará em meio a diversidades de materiais para seu uso e trocar informações com o outro lado da tela. A aprendizagem realizada por meio da internet está contribuindo para o acesso de muitas pessoas que não podem freqüentar o ensino regular, contudo o aluno necessitado de conhecimento encontrará neste modelo a porta de entrada para o futuro, pois o novo modelo on-line vem prometendo uma forte mudança no ensino, principalmente quando menciona o aluno como centro do aprendizado.

Modelos Educacionais e Comunidades de Aprendizagem na Educação a Distância


Como sabemos a Educação a Distância está disseminada pelo planeta é como uma espécie de vírus já bem incontrolável que parte da sociedade ou toda já se contagiou. Esse vírus nada mais é que, a internet, no entanto ela está sendo transmitida por rede onde as pessoas estão conectando e buscando uma aprendizagem mais flexível, pois são listas de discussões, programa de comunicação que unem a sociedade e esse modelo educacional representa uma interação a mais para os participantes, pois por meio da conexão em rede diversas comunidades se comunicam.
Para tanto, o ensino on-line é espalhado ao mundo, indo ao encontro do aluno em pólos distantes proporcionando um conhecimento informal. Como o ensino a distância não limita o aluno a relacionar com outros colegas e haver uma troca de conhecimento agradável e com muita interação, as escolas de ensino formal, também estão buscando desenvolver tais atividades, com intuito de criar nos alunos mais vínculos e assim motivá-los para o uso da tecnologia no aprendizado mais voltado para o conhecimento da pesquisa, da discussão, da leitura, enfim, contribuir a esses alunos a conquista da autonomia para que o aluno possa ter mais habilidades ao utilizar os meios tecnológicos e desse extrair apenas o néctar. Entretanto, a internet oferece inúmeros sites, mas nem todos são necessários para o nosso conhecimento.
Para que esse modelo de ensino aconteça com qualidade é necessário que o ambiente seja planejado para que os alunos se beneficiem a uma educação, na qual as pessoas se encontrem para interagir umas com as outras e objetivando troca de informações. Portanto, a comunidade virtual tem como foco o aluno, para que este participe de fóruns, discussão de tópicos específicos e absorver compromisso, propiciando ao mesmo uma aprendizagem mais flexível tanto pessoal quanto grupal.
Com efeito, os mecanismos utilizados para desenvolver esse modelo de ensino são realizados através de videoconferências, chats, webcam e nesse sentido tornar dinâmica as aulas e além desses mecanismos tem um professor tutor presente que irá preparar juntamente com os alunos atividades para interagir com outros pólos por meio de chats. A comunicação entre os alunos são apresentadas na rede educacional (virtual) que no momento se encontram on-line com o mesmo propósito. Desta forma os alunos têm o privilegio de fazer comparação de como está sendo o seu desenvolvimento de aprendizagem para com os demais colegas espalhados pelos outros diversos pólos no país. Porém, fica claro que não há isolamento, sendo que o professor-orientador se incumbirá de criar laços afetivos.

“A motivação é uma pré-condição para a aprendizagem.”
Gagné.

A motivação é importante em qualquer tipo de planejamento focado pelo indivíduo. No campo educacional não é diferente, pois a ação educacional se torna central e com isso o aluno precisará ter autonomia para saber escolher o que deseja estudar. Para tanto, Gagné esclarece em uma simples frase todo o início de uma longa jornada, desta feita com cautela e acerto dará ao aluno, condições de desenvolver um ensino aprendizagem com qualidade e eficácia.
Com o crescimento da EAD no Brasil com aulas on-line, tele-aulas transmitidas por satélites ao vivo, tutoria presencial e outros requisitos o aluno central dessa preocupação, logo estará munido de motivação para realizar suas atividades e trocar conhecimentos numa plataforma virtual rica em conteúdos e outros. Diante de todos esses aparatos a EAD proporciona ao aluno um modelo atraente e equipado capaz de estabelecer no aluno a construção social, como diz Fontana (1997), ele “reconstrói internamente as formas culturais de ação e pensamento, assim como as significações e os usos das palavras que foram com ele compartilhados” (p.61). Por meio dessa interação, o indivíduo aluno estará adquirindo mais conhecimentos e nas experiências compartilhadas aprender a conviver com as diversidades presente em cada meio cultural.


MODELOS HÍBRIDOS ON-LINE

Trata-se de cursos diferenciados que utilizam e combinam o conteúdo a uma diversidade metodológica, que por sinal são muito bem empregados e direcionados de forma a produzir um auto-empenho e uma flexibilidade favorável para pessoa que por questões variadas, seja de trabalho ou saúde ou geográfica, não dispõe de muito tempo fixo ou acesso a aulas presenciais em instituições de ensino. No entanto, torna-se o recurso favorável e viável a todos que deles precisam para ampliar seus conhecimentos, diante do progresso global, pois a realidade como, questões políticas, sociais e econômicas, exige e facilita uma nova interação grupal e social de estudos via-oline.
Com efeito, aos alunos necessitados de estudo e pouco tempo para este, tem neste modelo a facilidade de obter conhecimento e formação na área que desejar tornar se profissional.

VANTAGENS

A autonomia de escolha e a liberdade oferecida no campo da EAD chamam a atenção para um sistema de ensino de qualidade que auxilia o aluno a buscar conhecimento utilizando a conexão on-line e assim infiltrando no mundo da pesquisa. Entretanto, os recursos disponíveis facilitam o entrosamento dos alunos na troca de informações, esclarecimento de dúvidas e outros.
Assim, com tais modelos e vantagens o ensino a distancia só tem a ganhar e o aluno usuário saber fazer uso dos recursos oferecidos, para tanto a formatação destes modelos centrados no aluno e na aprendizagem incluirá o uso freqüente de tecnologias conectadas, móveis e multimídia para grupos pequenos e grandes. Sendo que esses modelos podem ser semipresenciais ou on-line o controle das atividades pode ser realizado também por um portfólio feito pelo aluno e neste irá constar o seu desenvolvimento, seu aprendizado no decorrer da disciplina.
Com esse avanço, a briga pela formação, valores de acordo com as finanças do indivíduo, qualidade dos cursos a EAD já está no caminho da multiplicação.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Parte da sociedade procura um sistema de ensino que ofereça facilidade para a sua realização, no entanto o ensino a distância chegou e está dando ao aluno esse privilégio. Tanto no trabalho ou em casa o aluno pode realizar atividades on-line conectando com outros grupos por meio da internet.
Fica claro que o aluno realmente é o foco do ensino e o professor motivador e organizador das atividades, proporcionará ao aluno debate, pesquisa, leitura e outras atividades necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem. O ambiente é voltado para o bem estar do aluno, onde o acesso aos conteúdos e materiais fica disponível e até mesmo o professor responsável pelas disciplinas.
No campo presencial há também uma preocupação quanto ao uso desses recursos, devido à motivação que esse provoca, entretanto algumas escolas presenciais estão utilizando esse recurso, (virtual, plataforma, chats e outros) com intuito de despertar o aluno para o campo da pesquisa.
Com efeito, a nova geração está caminhando para o mundo digital a passos largos, a sociedade exigindo qualidade no campo do ensino, o profissional tendo que se especializar cada vez mais, então a EAD dona da conexão, fazendo da internet a socialização das pessoas, nada mais justo, está levando ao indivíduo a interação em compartilhar conhecimentos.


REFERÊNCIAS

FONTANA, Roseli. Psicologia e Trabalho Pedagógico / Roseli Fontana, Nazaré da Cruz. São Paulo: Atual, 1997.

ALAVA Séraphin (Org.). Ciberspaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais?. Porto Alegre: Artmed, 2002.
AZEVÊDO, Wilson. Muito Além do Jardim de Infância: temas de Educação On-line. Rio: Armazém Digital, 2005.
BARBOSA, Rommel M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.
KENSKI, Vani. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEVY, Pierre. A Inteligência Coletiva. São Paulo: Editora Loyola, 1998.

7 comentários:

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Caros colegas!!!!
O trabalho de vocês ficou muito bom,foram muito felizes em abordarem que a educação mediada pelo computador e dentro de um projeto pedagógico inovador,facilitam o processo de ensino-aprendizagem:Sensibilizam para novos assuntos,trazem informações novas,diminuem a rotina,nos ligam com o mundo,com outras escolas,aumentam a interação entre alunos,porque trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia-a-dia.
Um forte abraço do amigo.Osvaldo

Juciane disse...

“A motivação é uma pré-condição para a aprendizagem.”
Gagné.
Essa frase é importante para o contexto de EAD, pois para que um aluno se prontifique a participar do processo de educação a distância é preciso estar bem motivado, considerando que, boa parte do tempo, este não terá a colaboração de ninguém. Gostei do trabalho!

Jaqueline Matos disse...

Olá colegas!

A educação a distância tem esta vantagem, "tanto no trabalho ou em casa o aluno pode realizar atividades on-line conectado com outros grupos por meio da internet". Isto hoje, se torna bastante viável e atrativo, haja vista, a falta de tempo que atinge a maioria das pessoas.

Um forte abraços!

Marta Cristiana disse...

O ensino a distância, chegou para ficar e ainda bem, assim muitas pessoas poderão estudar.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Oi acadêmicos!! O ensino a distãncia veio para facilitar e oportunizar a vida das pessoas que precisam concluir seus estudos e não dispunham de tempo para o ensino presencial. Parabéns pelo trabalho.

Márcia Regina

Jandira Lima da Silva disse...

É isso aí Juciane: "A motivação é uma pré-condição para a aprendizagem".

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

INSERIR AS NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM, FACILITA É MUITO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS ATRAVES DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR ESTA FAZENDO TODA UMA DIFERENÇA, E SEM DUVIDA A EAD ESTA CAMINHANDO PARA SER A EDUCAÇÃO DO FUTURO!
PARABÉNS.
VIVIANE 8º PERIODO