Eliane de Sousa Alves Caldeira
A maneira como se concebe a escola tem-se modificado radicalmente e a Educação a Distância tem contribuído de forma significativa para que tal mudança se confirme no cenário atual, mas ocorre que a EaD não possui teorias específicas, nota-se que as bases teóricas mudam de acordo com as instituições. Dentro deste contexto seria difícil estabelecer um único modelo teórico para a EaD, devido a diversidade de cursos ministrados, por várias instituições.
Laaser (1997), comenta que por não terem sido desenvolvidas teorias específicas para EaD, as teorias de ensino aprendizagem existentes, tem sido adotadas, para atender a demanda do ensino à distância. Wolfram Laaser é mestre em educação à distância e possui um extenso currículo, atualmente ministra seminários, para educadores sobre EaD, em vários países. É coordenador das sessões didáticas e diretor acadêmico da Centre for Distance study Development at Fern Universitat Hagem, desde setembro de 2005. Portanto fica claro que Laaser é um conhecedor da área e apto para tecer comentários a respeito.
Vejamos de forma sucinta algumas teorias adotadas na EaD, entre as quais a de se destacar as idéias de autores renomados como Otto Peters, Michael Moore, Borje Holmberg, Demond Keegan, D.R. Garrison, John Verduin e Thomas Clark.
Teoria da industrialização:
Autor: Peters
Conceitos: sociedade industrial e pós-industrial;
Impacto: princípios e valores sociais
Influencia: sociologia cultural.
Teoria da distância transacional e Autonomia do aprendiz:
Autor: Moore
Conceitos: distância transacional
Impacto: necessidades do aprendiz
Influencia: estudo independente
Teoria da conversação didática guiada:
Autor: Holmberg
Conceitos: autonomia do aprendiz, comunicação distante, conversação didática guiada
Impacto: promoção da aprendizagem através de métodos pessoais e convencionais
Influencia: corrente humanista da educação
Teoria da reintegração dos atos de ensino aprendizagem:
Autor: Keegan
Conceitos: Reintegração dos atos de ensino aprendizagem
Impacto: recriação de componentes Interpessoais presentes no ensino presencial
Influencia: pedagogia tradicional
Teoria da comunicação e controle do aprendiz:
Autor: Garrison
Conceitos: transação educativa, controle do aprendiz; comunicação;
Impacto: facilitação da transação educativa
Influencia: teoria da comunicação, princípios da educação de adultos.
Teoria da Tridimensionalidade:
Autores: Verduin e Clark
Conceitos: dialogo/suporte, estrutura/especialização, competência/autonomia
Impacto: requisitos das tarefas e dos aprendizes
Influencia: princípios da educação de adultos, estruturas do conhecimento
Resumidamente estas são as principais idéias destes notáveis autores. Vale ressaltar, que a EaD ganha cada vez mais espaço, em todos os níveis, portanto faz-se necessário adaptações para integrar os ambientes presenciais e virtuais. Novos conceitos e teorias surgirão, para atender de forma satisfatória a demanda crescente da EaD.
REFERÊNCIAS
Keegan, D. (1996) - Theoretical Principles of Distance Education - Second Edition, Londres: Routledge;
BRASIL, Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º. 9.394/96). Portal do Ministério da Educação.
14 comentários:
Com certeza, novas maneiras de trabalhar a EaD surgiram, e esperamos que venham facilitar a nossa vida, uma vez que essa modalidade de ensino ganha mais espaço a cada dia. Muito bom seu trabalho. Eliane.
Parabéns!
Assim como eu disse no artigo da colega Angeles Laaser, encoraja os estudantes por meio da conclusão bem-sucedida de seu trabalho;
O que torna muito importante o estudo da EAD sem enfraquece-lo.
Foi muito boa sua exposição, sucesso.
Eliane, as teorias apresentadas demonstram que já vários teóricos produziram grandes estudos que podem ser aplicados na Ead. Posso falar de Holmberg, que estudei para elaborar meu artigo, ele disse que o aluno precisa ser autônomo, como você acrescentou, e autonomia é conquista, por isso vejo que através da Ead, com a interligação das mídias, seja possível o maior interesse do aluno em buscar informações e também socializá-las, como fazemos neste blog. Nosso blog é uma conquista!
Um abraço. Lívia.
Concordo que a EAD veio pra ficar e sua contribuição é infindável. O seu texto nos esclarece que cada escola de EAD escolhe o nível de teoria que deseja aplicar, como afirma Laaser.
Abraços.
Eliane
Interessante, eu não conhecia esses autores e suas teorias, que realmente são múltiplas.Acredito ser válido pesquisar para poder melhor conhecer.
Stefânia Moreira
As teorias da EAD e bem parecidas com a educação presencial. Vamos aguardar para vê se fará um papel melhor que a presencial.
Olá amiga Eliane!
Gostei muito da sua proposta de nos apresentar várias teorias sobre a EAD.
Com certeza, você contribuiu muito para o nosso entendimento a cerca da educação a distância. Acredito que agora nos resta aprofundarmos mais em cada uma delas para ampliarmos cada vez mais nosso entendimento sobre como deve acontecer a educação a distância.
Valeu!
A EAD é um conjunto das teorias existentes e recebe influência de várias teorias.
O sucesso da conclusão de um curso no EaD depende do esforço de cada aluno.É de responsabilidade dele o resultado final, se vai ser satisfatório ou não.
O sucesso da conclusão de um curso no EaD depende do esforço de cada aluno.É de responsabilidade dele o resultado final, se vai ser satisfatório ou não.
Espera-se que realmente novos conceitos e teorias nasçam para atender a todas as espectativas de demanda que a EAD tem desempenhado. Precisa haver muita adaptação ao meio virtual para nascer uma integração entre módulos presenciais e virtuais!
Temos observado como a EAD tem ajudado na educação dos que estavam excluídos por qualquer motivo da educação presencial. Por isso, fica a nossa torcida para que essa modalidade de ensino seja cada vez mais forte, valorizada e melhor para que mais e mais pessoas possam se beneficiar através dela.
Parábens pelo artigo!
É bom conhecer as idéias de vários autores, assim como você colocou em seu trabalho. O importante é que o método adotado traga aprendizagem significativa para o aluno.
Entendo que assim como muitas outras semelhanças entre a educação presencial e a distância em ambas existem diversas teorias sobre o ensino-aprendizagem, cabe ao professor ou orientador adapatá-las ao seu contexto.
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