*Sílvia Gabrielle Alcântara Maciel
Hoje onde a correria e a falta de tempo tem se tornado algo presente na vida de alguns cidadãos, está cada vez mais difícil freqüentar uma sala de aula, e para darem continuidade aos estudos ou capacitações, muitos encontram a solução na EAD - Educação a Distância, que cada vez mais vem sendo utilizada nas mais variadas área (empresas, universidades, órgãos públicos, etc). Porém para aprender sem a presença do professor podemos utilizar diversos meios.
Para um desses recursos podemos mencionar a proposta de Egan - o estudo auto-controlado, onde o aluno é responsável pelo seu aprendizado. Obtendo pequenas informações sobre o tema a ser estudado.
Os conteúdos são apresentados em pequenas quantidades intercalado com atividades de fixação e exercícios para introduzir a próxima aula.
Os exercícios são realizados de forma para testar a compreensão e avaliar se as informações atingiram ao estudante. As respostas são oferecidas de maneira on-line onde os alunos possam acompanhar o progresso dos estudos.
A prova é de auto-avaliação, e após terminar, o estudante tem a possibilidade de conferir suas respostas, no caso de resultado insatisfatório, os alunos são aconselhados a estudar a lição novamente, com isso, os possibilita o estudante verificar o seu progresso de aprendizagem.
O professor deve prever as estratégias de soluções que serão empregadas pelos aprendizes na solução dos desafios. O instrutor deve prever o diálogo que compõe a discussão. Nessa perspectiva, o aluno não necessita elaborar defesa de sua solução.
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*Acadêmica 8° período de pedagogia – UNIR – Ji-Paraná.
7 comentários:
Oi Silvia!
Penso que a proposta de Egan é válida a partir do momento em que o aluno, realmente, queira levar o estudo com responsabilidade, pois o estudo proposto de auto-avaliação deixa margem para que o aluno não seja honesto com ele mesmo!!
Acho que uma avaliação da proposta seria uma chave para a constatação se a proposta é válida ou não!!
ASSIM COMO OUTROS PENSADORES ESSA PROPOSTA DE ENSINO DE EGAN TAMBÉM INTEGRA AS DUAS MODALIDADES DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTANCIA. FORMIDÁVEL.
olá Silvia!
Entendo que a proposta de Egan é realmente válida. Pois na educação a distância o aluno é em grande parte responsável pelo seu aprendizado. Basta que seja honesto com ele mesmo, pois terá que se organizar para acompanhar cada etapa proposta. E após a avaliação, caso verifique que não aprendeu, poderá retornar e estudar novamente o conteúdo.
Gostei da idéia dos exercícios de fixação intercalados. Isso responde o quanto o aluno aprendeu ou não.
Ola SIlvia
concordo com a Juciane quanto a auto-avaliação essa proposta é um tanto quanto duvidosa.É bom lembrar que no nosso curso alguns professores aplicaram a auto-avaliação, bem saiu cada pérola.
Parabens pelo artigo continue escrevendo.
Silvia, parabéns pelo artigo, no EaD o alunos deve se tornar controlador de seus horarios para seus estudos o que o torna responsavel pela a propria aprendizagem.E na questão da auto-avaliação creio no em um curso a distancia fica complicado, não sou a favor.
Márcia Regina
As mudanças e exigências que presenciamos em nossa realidade exige cada vez mais um estudo autônomo, portanto, achei interessante essa teoria. Mas penso que a educação a distância jamais deve dispensar a figura de um orientador atento as dificuldades de seus alunos.
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